Os Benefícios do Azeite de Oliva para a Saúde do Cérebro

O azeite de oliva contém compostos chamados polifenóis, além de gorduras monoinsaturadas, consideradas “gorduras saudáveis”. “Os polifenóis eliminam os radicais livres, moléculas produzidas naturalmente que podem danificar as células e causar doenças e envelhecimento”, explica o neurologista Domenico Praticò, MD, diretor do Centro de Alzheimer da Temple University, que estudou o azeite de oliva e a cognição. “Os neurônios estabelecem comunicação entre si através das sinapses, mas quando há um excesso de radicais livres, essa comunicação se torna menos eficaz.. Com os polifenóis, essa conexão é aprimorada.”

Apesar das descobertas do estudo recente, quem espera que adicionar um pouco de azeite de oliva a uma dieta pouco saudável vá gerar grandes resultados pode se decepcionar, diz David Knopman, MD, FAAN, neurologista clínico e pesquisador de Alzheimer na Mayo Clinic em Rochester, MN. “A pesquisa foi bem conduzida por um grupo respeitável, que acompanhou um estudo observacional de longa duração com enfermeiros e médicos,” afirma ele. No entanto, não é possível interpretar os resultados literalmente por diversas razões


Esses motivos incluem o fato de que o estudo foi observacional (acompanhou as pessoas ao longo do tempo enquanto viviam suas vidas), e não um ensaio clínico randomizado e controlado, destaca o Dr. Knopman. Além disso, embora os autores tenham ajustado os resultados para levar em conta várias diferenças entre os grupos—como tabagismo, uso de álcool, estado civil, pressão alta, diabetes, colesterol alto, ingestão calórica, histórico familiar de demência e dieta—, os consumidores de azeite de oliva ainda podem ter tido outras vantagens de saúde que expliquem os resultados.

Segundo o Dr. Knopman, os hábitos alimentares estão intimamente ligados à condição socioeconômica, possivelmente ao longo da vida, e essa condição tem uma influência significativa na ocorrência de demência. Além disso, uma alimentação saudável está relacionada à prevenção e ao controle de diabetes, hipertensão,sono e outros problemas. Todos fatores de risco para demência. Além disso, o estudo começou a acompanhar a dieta em uma época em que a margarina e outros alimentos continham mais ácidos graxos trans—gorduras processadas associadas a maior risco de demência, doenças cardiovasculares, diabetes e morte. Em 2018, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) determinou que as gorduras trans não poderiam mais ser adicionadas aos alimentos. Pequenas quantidades ainda aparecem em alguns produtos, principalmente em alimentos ultraprocessados, afirma Laurel Cherian, MD, FAAN, professora associada de neurologia na Universidade Rush e pesquisadora da dieta MIND.


“De maneira geral, buscamos padrões alimentares benéficos. Eu aconselharia as pessoas a não focarem em um único componente,” diz a Dra. Cherian. Na verdade, a Dra. Guasch-Ferré e seus colegas observaram um benefício extra para os participantes com dietas mais saudáveis: Aqueles que obtiveram as melhores pontuações em uma escala de alimentação saudável e consumiram mais azeite de oliva apresentaram um risco 32% menor de morte relacionada à demência em comparação com aqueles que tiveram as piores pontuações e consumiram menos azeite. “Os autores observaram que a combinação de uma dieta mais equilibrada com um maior consumo de azeite de oliva pode oferecer benefícios extras.

As dietas MIND e Mediterrânea enfatizam o consumo de grãos integrais, vegetais de folhas verdes, nozes, frutas vermelhas, feijões e proteínas magras como peixe e frango (em vez de carne vermelha). Elas também recomendam evitar ou minimizar alimentos processados e usar azeite de oliva em vez de manteiga ou margarina no preparo das refeições. Você também pode usá-lo no pão no café da manhã ou durante o almoço e jantar, sugere o Dr. Praticò.

Outra maneira de consumir azeite de oliva é em molhos para salada ou marinadas: Misture azeite com vinagre balsâmico ou suco de limão, alho picado, ervas frescas ou secas (como salsa, orégano ou tomilho) e sal e pimenta a gosto. Use em saladas ou ao grelhar frango e peixe.

Recomendados para você:

O azeite de oliva tem 120 calorias por colher de sopa, o que pode ser uma preocupação para algumas pessoas. “Só porque os dados sugerem que é saudável, não significa que você deva exagerar,” alerta a Dra. Cherian. Duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia são o máximo recomendado.

Com informações da brainandlife

Anúncios